Vinagre de maçã no cabelo

Os mitos que envolvem os cabelos são muitos e estão amplamente difundidos na mídia. Eu amo quando um desses surge em sala de aula ou durante uma consulta. É a oportunidade perfeita para conversarmos sobre e desmistificar muita coisa! Receitas caseiras podem ser inofensivas, mas também perigosas e hoje é sobre uma delas que eu gostaria de conversar. O uso de vinagre como uma estratégia para condicionamento capilar. Você já ouviu falar disso?
As receitas são as mais variadas possíveis e incluem o uso do vinagre puro sobre os cabelos antes ou após a lavagem com xampu, ou a adição de vinagre em condicionadores e máscaras. As explicações dadas pelas blogueiras nos seus tutoriais é de que o vinagre “regula” o pH dos cabelos, favorece o fechamento das cutículas, mantendo a hidratação e aumentando o brilho. Vamos entender com mais detalhes essa história.
O vinagre é quimicamente denominado de ácido acético e seu pH está em torno de 2,8. O pH da fibra capilar é levemente ácido, em torno de 4. Sendo assim, os cosméticos para tratamento da fibra devem preferencialmente ter o pH próximo deste valor. Cada vez mais as empresas tem informado no rótulo o pH dos seus produtos e os consumidores estão começando a entender porque isso é importante. Por que? Porque o pH influencia o diâmetro da fibra capilar momentaneamente. O pH acima de 5 favorece o seu “inchamento”, também referido como “abertura das cutículas”, fazendo com que quando a luz incide não haja tanta reflexão, ou seja, menos brilho é percebido. O pH ácido, próximo ao natural para os fios, os mantém com diâmetro normal e cutículas bem “coladinhas” umas às outras, da raiz às pontas, favorecendo a reflexão da luz incidente e, consequentemente, a percepção de mais brilho. Isso explica a febre do uso do vinagre nos cabelos.
Agora, preste bem atenção: Há riscos à saúde da pele quando o vinagre é usado puro e de forma repetida, pois o seu pH é 100 vezes mais ácido do que o da pele. Além do mais, passar vinagre nos cabelos é pedir para sair por aí cheirando a salada recém temperada. Minha orientação para que você mantenha seus cabelos e couro cabeludo saudáveis e em segurança: use bons condicionadores e máscaras que já tenham o pH adequado para dar aquele brilho extra (e perfume) que seus cabelos precisam. Se preferir, conte com o nosso time de experts LKS para te auxiliar nessa escolha!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *