Queda de cabelo durante o banho: até que ponto é normal?

A quantidade de cabelos que cai a cada lavagem é tanta que você já está com medo de lavá-los?
Mesmo quem não está passando por um quadro de queda capilar aumentada nota que é durante e após a lavagem, ao desembaraçar, que se percebe um volume maior de cabelos caindo.

E para quem está com queda além do normal, realmente os fios escorrem ralo abaixo e às vezes ainda enchem a escova. O cenário assustador leva muitas pessoas à mesma reação: diminuir a frequência de lavagem dos cabelos na tentativa de não perder esses fios.

Este é um grande erro, já que a causa da queda capilar aumentada não é a lavagem. Neste momento simplesmente se desprendem aqueles fios que já estão em fase de queda, prontinhos para cair. Cerca de 10-15% dos nossos fios sempre estarão nesta fase e isso dita a nossa queda normal, que varia de pessoa pra pessoa a depender da quantidade de cabelos que ela tem. Quando a queda está maior do que o normal, várias podem ser as causas, como deficiências de nutrientes, fatores hormonais e estresse.

Portanto, os fios que não vão cair no dia em que não são lavados, vão acabar caindo na próxima lavagem, somados aos fios programados para cair daquele dia, o que torna o “bolo” de cabelos perdidos ainda maior e mais assustador.
Para encontrar a causa da queda capilar é preciso uma avaliação clínica minuciosa, coleta de dados importantes relacionados à saúde e hábitos do paciente, análise tricoscópica – aparelho que permite a visualização aumentada do couro cabeludo e folículos pilosos – e a solicitação de exames complementares pode ser necessária. Depois disso, um tratamento adequado e conduzido por um tricologista fará você colher bons resultados, tanto na redução da queda, como no estímulo do crescimento capilar, deixando os fios mais fortes e saudáveis.

A saúde dos cabelos começa pela saúde do couro cabeludo. Por isso, lavar os cabelos diariamente ou a cada dois dias é fundamental para manter o equilíbrio do sistema capilar, evitando o excesso de oleosidade, suor, descamações, hiperproliferação de fungos e bactérias, resquícios de cosméticos e poluição, fatores que levam ao agravamento da queda e podem gerar outras complicações como coceira e dermatites.

Em resumo: se você está sofrendo com a queda capilar, parar de lavar os cabelos não é a solução. Conte com a equipe de experts em Tricologia da Clínica Lakshmi pra te ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *