Estresse e ansiedade X queda de cabelo

Estresse, ansiedade e depressão podem impactar diretamente e de forma negativa na saúde capilar, inclusive levando à queda dos cabelos. Por sua vez, a queda de cabelos também pode agravar esses quadros psicoemocionais, tornando o ciclo desesperador.

Em um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard em 2021, os cientistas perceberam que o aumento dos níveis de corticosterona, um hormônio relacionado ao estresse, gera redução do crescimento dos fios.

Isso acontece porque situações de estresse agudo ou crônico fazem com que o corpo produza substâncias que encurtam o ciclo de vida dos cabelos, induzindo à queda precoce e volumosa. Em média, 3 meses após um período estressante a queda começará a ser percebida, podendo durar meses ou anos se a causa não for solucionada.

Os três tipos de queda de cabelo que podem estar associados a altos níveis de estresse, ansiedade e depressão são Eflúvio Telógeno, Alopecia Areata e Tricotilomania. O eflúvio telógeno é uma queda excessiva dos fios, fazendo com que mais folículos entrem na fase de repouso – telógena – prematuramente. A alopecia areata ocorre devido a um processo inflamatório na raiz do cabelo, é autoimune e hereditária. Alguns fatores emocionais, como perdas e processos de luto, podem desencadear esta alopecia ou agravar a condição. A tricotilomania envolve o desejo e ato de arrancar o cabelo ou outros pelos, como cílios e sobrancelhas. Essas três disfunções podem ser atenuadas se você aprender a gerenciar seus níveis de estresse.

Muitas vezes a queda de cabelos é somente a “ponta do iceberg” de problemas emocionais e psicológicos. Em paralelo a um tratamento com um psicólogo ou psiquiatra, é importante que você faça seu tratamento capilar quando perceber que o estresse, ansiedade e depressão estão presentes na sua vida. Se seus cabelos continuarem caindo, isso retroalimenta esse ciclo desgastante queda-estresse/ansiedade/depressão-queda.

A “boa notícia” é que cada um desses cabelos que cai será reposto por um cabelo novo mediante resolução da causa e estímulo do crescimento. Conte com a nossa expertise para cuidar da sua saúde capilar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *